As três editoras brasileiras listadas no Ranking Global do Mercado Editorial, feito desde 2006 pela consultoria Rüdiger Wischenbart, estão entre as 15 que mais cresceram no mundo de 2010 para 2011. O estudo considera grupos que faturam mais de 150 milhões de euros.
A brasileira mais bem colocada, a Abril Educação, pulou da 46a posição para a 40a, com faturamento de 319 milhões de euros. O crescimento foi de 37,64%, o terceiro maior no ranking geral. A Saraiva subiu duas posições, chegando ao 50o lugar. Cresceu 10,34%, com 207 milhões de euros. A FTD subiu quatro e ficou no 52o, com 175 milhões de euros, num crescimento 8,42%.
É o segundo ano com as brasileiras no estudo, que agora engloba 54 editoras. O site PublishNews, parceiro da iniciativa, publica o ranking geral depois de amanhã.

UMA LIVRARIA “QUIXOTESCA”

Fundada nos anos 90 como livraria, que existiu até 2003 no bairro carioca Jardim Botânico, a editora 7Letras voltará a ter loja própria.
Será uma “livraria de tamanho poético”, diz o editor Jorge Viveiros de Castro, com 20 m2 no terceiro andar de galeria na rua Visconde de Pirajá. Vizinha à Livraria Travessa de Ipanema, mas não concorrente: assim como a editora, a loja 7Letras será voltada à literatura brasileira, à poesia e a títulos acadêmicos.
Entre as casas que têm afinidade com esse “projeto quixotesco”, Castro cita a Não Editora, a Edith e a Móbile. A meta é fazer a inauguração em setembro, quando sai a revista “Lado7” no 4.
Também até lá, a 7Letras pretende oferecer todo o seu catálogo no formato digital.

POP

A ‘Serrote’ no 11 sai no próximo sábado com ensaio sobre Michael Jackson assinado pelo editor da ‘Paris Review’ John Jeremiah Sullivan e ilustrado com retratos de sósias, parte de série de Valérie Belin

A MULTIPLICAÇÃO DO ‘HOBBIT’

Título mais vendido da WMF Martins Fontes (140 mil cópias em 17 anos), “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, sairá em vários formatos por conta do primeiro filme de Peter Jackson baseado no livro, que estreia em 14 de dezembro.
Em novembro, a WMF publica guia ilustrado e edição especial com a capa do primeiro filme, “Uma Jornada Inesperada” (o segundo filme, “Lá e De Volta Outra Vez”, estreia no final de 2013).
Para 2013 está prevista edição de luxo com 10 mil cópias -mesma tiragem da edição de luxo de “O Senhor dos Aneis”, que, lançada pela editora “irmã” da WMF, a Martins, esgotou-se em um mês.
No próximo dia 1º/7, “O Hobbit” ganha edição digital.

Restrições 1 Os recém-publicados editais das Bolsas BN/Funarte de Criação e Circulação Literária receberam críticas quanto ao que foi entendido como censura às abordagens ficcionais dos projetos. O texto informa que serão eliminados projetos que “caracterizem” temas como pedofilia, discriminação ou tráfico de drogas.

Restrições 2 A Biblioteca Nacional informa que a intenção era esclarecer que serão inabilitadas obras que façam apologia à pedofilia, à discriminação, ao tráfico e aos outros itens listados, e não que só abordem esses temas. Diferenciar abordagem de apologia serão outros 500.

Barulho Após denunciar o tráfico sexual e o abuso de menores em seu país no livro “Os Demônios do Éden”, a mexicana Lydia Cacho sofreu pressões de políticos e empresários. A tentativa de silenciamento ela descreve no mais recente “Memórias de uma Infâmia”, que sai em julho pela Bertrand Brasil, com orelha de Roberto Saviano.

Diplomacia Dany Laferrière não gostou de saber que dividirá mesa com Zoé Valdés na Flip. O haitiano e a cubana têm posições diferentes e já se desentenderam em outras ocasiões. Em post de 2005 em seu blog, ela ainda o elogiava, descrevendo sua fala como “brilhante, divertida”. Em 2009, já o criticava num debate sobre pedofilia. Foi preciso jogo de cintura da Flip para manter a mesa.

Futebol Editora de “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho (1908-1966), a Mauad publicará outro clássico do autor, “Histórias do Flamengo”, de 1945, editado pela última vez nos anos 60. A nova edição, prevista para 2013, reproduzirá orelha assinada por Antônio Maria.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Advertisements

About jeansobrinho

JJ Sobrinho, was born in Paraná Umuarama. He currently works as a Business Consultant in the area of Information Technology. He graduated in Business Administration and holds a MBA in Computer Science. He has worked as Executive Director MyOffer Brazil Ltda Consultant and Manager of Information Technology at the Institute ISULPAR-Coastal Paraná Curitiba PR Education: Faculty Dr. José Correia Leocádio Bachelor of Business Administration University of Paraná Tuiuti Bachelor of Computer Science

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s